DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO BASEADA EM
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES
Orientador: Prof. Jeziel Roque
RESUMO
O
grupo realizou entrevistas durante o mês de outubro de 2014 para a realização
de um relatório, o qual o objetivo é definir o que é educação de um modo geral.
As entrevistas foram feitas com pessoas graduadas, e as perguntas eram sobre a
época escolar. Reunimos 13 entrevistas para elaborar o relatório, e fizemos uma
reflexão de cada pergunta, relacionando as respostas da maioria com o porquê
delas. Também conseguimos elaborar dicas para melhorar a escola e a educação
baseando-nos nas respostas das perguntas. Muitas respostas foram parecidas,
pois as pessoas graduadas têm mais experiência com escolaridade do que pessoas
não graduadas, e o pensamento delas se torna semelhante. Com este relatório,
concluímos que educação é basicamente ensino em todos os sentidos, e algumas
maneiras de melhorar a escola são: professores qualificados, atividades
dinâmicas, boa estrutura e respeito.
Palavras-chave: Escolaridade, entrevistas,
graduação.
1 INTRODUÇÃO
Para
o grupo, educação é semelhante ao aprendizado, porém mais abrangente. A
educação vem de casa, onde as crianças devem aprender o que é certo e o que é
errado; a escola tem uma educação diferente, e está é sinônimo de aprendizado.
A educação social significa sobretudo respeito com o próximo. Este relatório
será útil para formarmos uma definição de educação.
Durante
o mês de outubro de 2014 o grupo realizou entrevistas com algumas pessoas
graduadas, as quais nem todas exerciam a profissão correspondente com a
formação. Recebemos 13 entrevistas para a realização do relatório. A maioria
dos entrevistados exerce a profissão de professor. Quanto à formação, não há
maioria, mas algumas relatadas nas entrevistas são: engenharia civil, letras,
teologia etc. A maioria dos entrevistados relatou uma experiência positiva na
escola. Muitos realizaram o ensino superior correspondente à matéria escolar
favorita, sendo que as matérias favoritas da maioria foi Português e
Matemática. Os entrevistados tinham idade entre 26 e 51 anos, com uma média de
37 anos. As perguntas que constavam na entrevistam eram como foi a experiência
na escola, qual o professor que marcou a história escolar dos entrevistados,
algo que marcou a época da escola, quais as matérias que foram mais importantes
para a vida, quais disciplinas foram úteis para a formação profissional,
definir o que é uma família e em que aspecto a escola contribuiu para esta
formação, em que aspecto o Ensino Religioso é importante para a formação do
cidadão, qual o livro lido na escola que foi mais marcante e por quê, um
conselho para os estudantes de hoje e o que uma escola deve oferecer para ser
ideal para os pais. Essas perguntas foram devidamente respondidas e serão
relatadas neste relatório.
2 ENTREVISTAS
A
primeira pergunta que constava nas entrevistas era sobre a experiência escolar,
se foi positiva ou negativa. Observamos uma boa experiência escolar para a
grande maioria dos entrevistados, porque os professores eram interessados, ou
por causa das amizades. Na escola as pessoas conhecem a maioria de seus amigos
e, talvez, por terem vivido bons momentos com eles, as pessoas relatam uma
experiência escolar positiva.
Perguntamos
qual foi o professor que mais marcou a história escolar dos entrevistados, e a
resposta mais frequente foi o professor que alfabetizou as pessoas, seguido de
professores de Português. Acreditamos que a alfabetização é indispensável na
educação, mas não significa que analfabetos têm pouco conhecimento. Alguns
analfabetos podem ter conhecimentos diferentes dos alfabetizados, mas não são
menos inteligentes. Por exemplo, o ex-presidente Luís Inácio “Lula” da Silva
era semianalfabeto e muitos o consideravam inteligente. Não é por causa de não
saber ler ou escrever que uma pessoa não irá ter conhecimentos. As coisas que
acontecem na vida, os fatos, os acontecimentos, tudo isso colabora para a
formação do conhecimento.
Havia
uma pergunta sobre algo marcante da época escolar, muitos entrevistados
responderam relatando os bons professores, interessados, preocupados,
preparando os alunos para a vida. Podemos citar outras experiências relatadas,
como gincanas, torneios, competições, desfiles, etc.
A
matéria mais importante para a vida da maioria foi Português. Na vida
estudantil e profissional é muito exigido um bom português, pois é sinal de
atenção e domínio da língua, o que pode significar um bom desempenho
profissional.
Para
a formação profissional, a disciplina favorita também foi o Português, pelos
mesmos motivos anteriores.
Muitos definem a família como a base de
tudo na vida. É em casa que começa a educação, onde aprendemos coisas
importantes da vida, onde podemos conversar com pessoas mais velhas e
experientes em muitas coisas. A escola ajuda a formar este conceito quando nós
pedimos ajuda a pessoas mais velhas em trabalhos ou temas, entre outras
situações.
Perguntamos
em que aspecto o Ensino Religioso é importante para a formação do cidadão.
Muitos responderam que o Ensino Religioso nos ajuda a conhecer a Deus, e nos
prega o amor, a educação e o respeito, e isso é fundamental para o cidadão. Uma
pessoa de boa índole é um bom cidadão.
O livro
lido na escola mais marcante foi, para a maioria dos entrevistados, “O Pequeno
Príncipe”, porque o livro é bastante simbólico e filosófico, tendo como moral
que a beleza está nas pequenas coisas da vida e mostrando como muitas pessoas
se preocupam com coisas inúteis e não dão o devido valor às coisas.
O
conselho mais dado entre os entrevistados para os estudantes de hoje foi para
aproveitarem os estudos e realmente se esforçarem na escola, pois é de lá que
sai o conhecimento, e sempre estaremos a buscar mais conhecimento, pois isso é
o tesouro mais importante do ser humano.
A
última pergunta que constava nas entrevistas era o que uma escola deve oferecer
para ser ideal para os pais. A maioria acredita que uma boa escola precisa ter
professores qualificados, que saibam ensinar, e que consigam fazer com que os
alunos aprendam as coisas, e não apenas decorem. Uma boa escola deve saber
ensinar os alunos, e educá-los corretamente, para que se tornem grandes pessoas
na vida.
3 CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Com
base nas respostas dos entrevistados, podemos concluir que a educação é ensino
em todos os sentidos. Educação é ensinar a criança o que é certo e errado, e
ensiná-la que deve fazer o que é certo. Educação é ensinar às pessoas coisas
novas, ensinar matérias escolares, ensinar boas maneiras, ensinar que as
pessoas devem fazer o que é considerado correto pelo bom senso.
A
escola pode melhorar a educação tendo professores especializados, qualificados
para ensinar, preocupados e interessados. Além disso, é essencial para uma
escola ter uma boa estrutura, pois não é possível ter uma boa educação em uma
escola onde não há material, não há classes, não há nem um teto descente.
Estudar deve ser o mais agradável possível, e a escola deve propiciar uma boa
experiência escolar para todas as pessoas. A escola deve promover atividades
dinâmicas para os alunos, para eles se divertirem enquanto aprendem.
Brincadeiras também ajudam a estimular a criatividade, e isso é muito
importante para a educação. Gincanas escolares ativam o espírito competitivo
dos alunos, e isso é importante na formação profissional das pessoas, pois elas
precisam sempre buscar o posto mais alto, buscar ser melhor, ter metas na vida.
Uma escola que oferece uma boa educação precisa respeitar as vontades dos
alunos, porque eles são a escola. Claro que nem tudo o que os alunos querem vai
ser providenciado, mas aquilo que é útil para a formação do aluno deve sempre
ser buscado, e os alunos têm boas ideias para melhorar a escola. A escola deve
mostrar respeito ao aluno, e o aluno à escola. Assim a educação será ideal para
os alunos, para os pais e até mesmo para os professores.
[1] Estudante do 2º ano do Ensino Médio na escola Gustavo Nordlund.
[2] Estudante do 2º ano do Ensino Médio na escola Gustavo Nordlund.
[3] Estudante do 2º ano do Ensino Médio na escola Gustavo Nordlund.
ANEXOS
Tabela I: Relação de formação, profissão e idade dos
entrevistados.
Formação
|
Profissão
|
Idade
|
Engenharia
Civil
|
Engenheiro
civil
|
26
|
Não
especificado
|
Não
especificado
|
28
|
Letras,
Português, Literatura
|
Professor
|
31
|
Não
especificado
|
Bibliotecário
|
32
|
Serviço Social
|
Assistente
social
|
33
|
Recursos
Humanos
|
Auxiliar de
departamento de pessoal
|
33
|
Não
especificado
|
Metalúrgico
|
35
|
Não
especificado
|
Professor
|
35
|
Teologia
|
Teólogo
|
38
|
Não
especificado
|
Advogado
|
46
|
Educação
especial e inclusão
|
Professor
|
48
|
Educação
especial
|
Professor
|
48
|
Não
especificado
|
Professor
|
48
|
Tabela II: Respostas das entrevistas
2
|
+
|
+
|
+
|
+
|
-
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
3
|
Ind.
|
Port.
|
Port.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
Ind.
|
4
|
Torneios |
Gincana |
Elogios |
Ind. |
Prof. |
Prof. |
Namora-
dos |
Desfile
cívico
|
Trotes |
Prof. |
Devocio-
nais |
Formatura
|
Campeo-
nato
|
5
|
Ciênc.
Port.
|
Fís.
Quím.
Mat.
|
Port. |
Port.
Mat.
|
Hist.
Port.
Soc.
Ing.
|
Relig.
Hist.
|
Geog.
Port.
Artes
|
Port.
Mat.
Ciênc.
|
Mat.
Fís.
Port.
|
Esp. |
Relig. |
Port.
Mat.
Relig.
|
Port. |
6
|
Mat.
Port.
|
Ingl.
Port.
|
Port.
|
Port.
|
Port.
|
Ciênc.
|
Todas
|
Port.
Hist.
|
Mat.
Fís.
|
Esp.
|
Hist.
|
Ind.
|
Todas
|
7
|
Tudo |
Porto
seguro
|
Alicerce |
Base |
Base |
Base |
Base |
Projeto
De
Deus
|
Bem
Mais
Precioso
|
Base |
Lar |
Alicerce |
Ind.
|
8
|
+
|
-
|
+
|
-
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
9
|
Ind. |
Pequeno
Príncipe
|
Ind. |
Ana
Terra
|
Pequeno
Príncipe
|
Pequeno
Príncipe
|
A Ilha |
Ind. |
Ind. |
Feliz
Ano
Velho
|
História
do
Antigo
Testa-
mento |
Quem
Roubou
meu
Queijo
|
Ind. |
10
|
Aproveite |
Aprovei- te |
Saiba
Entender
A
vida
|
Estudem |
Ouçam
Seus
Pais
|
Mante-
nham-se
firmes
|
Nunca
deixem
de
aprender
|
Bus-
quem
conhe-
cimen-
to
|
Ind. |
Co-
nhe-
çam
a
Deus |
Estudem |
Estudem |
Estudem |
11
|
Dedicação
Segurança
|
Seguran-ça
Educa-
ção
|
Ind. |
Qualida-
de
de
ensino
|
Qualida-
de
de
ensino
|
Forma-
ção
reli-
giosa
|
Qualida-
de
de
ensino
|
Bons
profes-
sores
|
Profes-
sores
Qualifi-
cados |
Opor-
tuni-
dades
|
Educação
de
quali-
dade |
Professo-
res capaci- tados |
Boa
qualidade de ensino
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar deste espaço...