quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Definição de Educação Baseada em Experiências Escolares

DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO BASEADA EM EXPERIÊNCIAS ESCOLARES


Orientador: Prof. Jeziel Roque
Júlia Stefanello[1]
Tayná Martins[2]
Emily Hiller[3]


RESUMO
          O grupo realizou entrevistas durante o mês de outubro de 2014 para a realização de um relatório, o qual o objetivo é definir o que é educação de um modo geral. As entrevistas foram feitas com pessoas graduadas, e as perguntas eram sobre a época escolar. Reunimos 13 entrevistas para elaborar o relatório, e fizemos uma reflexão de cada pergunta, relacionando as respostas da maioria com o porquê delas. Também conseguimos elaborar dicas para melhorar a escola e a educação baseando-nos nas respostas das perguntas. Muitas respostas foram parecidas, pois as pessoas graduadas têm mais experiência com escolaridade do que pessoas não graduadas, e o pensamento delas se torna semelhante. Com este relatório, concluímos que educação é basicamente ensino em todos os sentidos, e algumas maneiras de melhorar a escola são: professores qualificados, atividades dinâmicas, boa estrutura e respeito.
Palavras-chave: Escolaridade, entrevistas, graduação.





1 INTRODUÇÃO

          Para o grupo, educação é semelhante ao aprendizado, porém mais abrangente. A educação vem de casa, onde as crianças devem aprender o que é certo e o que é errado; a escola tem uma educação diferente, e está é sinônimo de aprendizado. A educação social significa sobretudo respeito com o próximo. Este relatório será útil para formarmos uma definição de educação.
          Durante o mês de outubro de 2014 o grupo realizou entrevistas com algumas pessoas graduadas, as quais nem todas exerciam a profissão correspondente com a formação. Recebemos 13 entrevistas para a realização do relatório. A maioria dos entrevistados exerce a profissão de professor. Quanto à formação, não há maioria, mas algumas relatadas nas entrevistas são: engenharia civil, letras, teologia etc. A maioria dos entrevistados relatou uma experiência positiva na escola. Muitos realizaram o ensino superior correspondente à matéria escolar favorita, sendo que as matérias favoritas da maioria foi Português e Matemática. Os entrevistados tinham idade entre 26 e 51 anos, com uma média de 37 anos. As perguntas que constavam na entrevistam eram como foi a experiência na escola, qual o professor que marcou a história escolar dos entrevistados, algo que marcou a época da escola, quais as matérias que foram mais importantes para a vida, quais disciplinas foram úteis para a formação profissional, definir o que é uma família e em que aspecto a escola contribuiu para esta formação, em que aspecto o Ensino Religioso é importante para a formação do cidadão, qual o livro lido na escola que foi mais marcante e por quê, um conselho para os estudantes de hoje e o que uma escola deve oferecer para ser ideal para os pais. Essas perguntas foram devidamente respondidas e serão relatadas neste relatório.
         





2  ENTREVISTAS

          A primeira pergunta que constava nas entrevistas era sobre a experiência escolar, se foi positiva ou negativa. Observamos uma boa experiência escolar para a grande maioria dos entrevistados, porque os professores eram interessados, ou por causa das amizades. Na escola as pessoas conhecem a maioria de seus amigos e, talvez, por terem vivido bons momentos com eles, as pessoas relatam uma experiência escolar positiva.
          Perguntamos qual foi o professor que mais marcou a história escolar dos entrevistados, e a resposta mais frequente foi o professor que alfabetizou as pessoas, seguido de professores de Português. Acreditamos que a alfabetização é indispensável na educação, mas não significa que analfabetos têm pouco conhecimento. Alguns analfabetos podem ter conhecimentos diferentes dos alfabetizados, mas não são menos inteligentes. Por exemplo, o ex-presidente Luís Inácio “Lula” da Silva era semianalfabeto e muitos o consideravam inteligente. Não é por causa de não saber ler ou escrever que uma pessoa não irá ter conhecimentos. As coisas que acontecem na vida, os fatos, os acontecimentos, tudo isso colabora para a formação do conhecimento.
          Havia uma pergunta sobre algo marcante da época escolar, muitos entrevistados responderam relatando os bons professores, interessados, preocupados, preparando os alunos para a vida. Podemos citar outras experiências relatadas, como gincanas, torneios, competições, desfiles, etc.
          A matéria mais importante para a vida da maioria foi Português. Na vida estudantil e profissional é muito exigido um bom português, pois é sinal de atenção e domínio da língua, o que pode significar um bom desempenho profissional.
          Para a formação profissional, a disciplina favorita também foi o Português, pelos mesmos motivos anteriores.
          Muitos definem a família como a base de tudo na vida. É em casa que começa a educação, onde aprendemos coisas importantes da vida, onde podemos conversar com pessoas mais velhas e experientes em muitas coisas. A escola ajuda a formar este conceito quando nós pedimos ajuda a pessoas mais velhas em trabalhos ou temas, entre outras situações.
         Perguntamos em que aspecto o Ensino Religioso é importante para a formação do cidadão. Muitos responderam que o Ensino Religioso nos ajuda a conhecer a Deus, e nos prega o amor, a educação e o respeito, e isso é fundamental para o cidadão. Uma pessoa de boa índole é um bom cidadão.
         O livro lido na escola mais marcante foi, para a maioria dos entrevistados, “O Pequeno Príncipe”, porque o livro é bastante simbólico e filosófico, tendo como moral que a beleza está nas pequenas coisas da vida e mostrando como muitas pessoas se preocupam com coisas inúteis e não dão o devido valor às coisas.
         O conselho mais dado entre os entrevistados para os estudantes de hoje foi para aproveitarem os estudos e realmente se esforçarem na escola, pois é de lá que sai o conhecimento, e sempre estaremos a buscar mais conhecimento, pois isso é o tesouro mais importante do ser humano.
         A última pergunta que constava nas entrevistas era o que uma escola deve oferecer para ser ideal para os pais. A maioria acredita que uma boa escola precisa ter professores qualificados, que saibam ensinar, e que consigam fazer com que os alunos aprendam as coisas, e não apenas decorem. Uma boa escola deve saber ensinar os alunos, e educá-los corretamente, para que se tornem grandes pessoas na vida.










3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

         Com base nas respostas dos entrevistados, podemos concluir que a educação é ensino em todos os sentidos. Educação é ensinar a criança o que é certo e errado, e ensiná-la que deve fazer o que é certo. Educação é ensinar às pessoas coisas novas, ensinar matérias escolares, ensinar boas maneiras, ensinar que as pessoas devem fazer o que é considerado correto pelo bom senso.
          A escola pode melhorar a educação tendo professores especializados, qualificados para ensinar, preocupados e interessados. Além disso, é essencial para uma escola ter uma boa estrutura, pois não é possível ter uma boa educação em uma escola onde não há material, não há classes, não há nem um teto descente. Estudar deve ser o mais agradável possível, e a escola deve propiciar uma boa experiência escolar para todas as pessoas. A escola deve promover atividades dinâmicas para os alunos, para eles se divertirem enquanto aprendem. Brincadeiras também ajudam a estimular a criatividade, e isso é muito importante para a educação. Gincanas escolares ativam o espírito competitivo dos alunos, e isso é importante na formação profissional das pessoas, pois elas precisam sempre buscar o posto mais alto, buscar ser melhor, ter metas na vida. Uma escola que oferece uma boa educação precisa respeitar as vontades dos alunos, porque eles são a escola. Claro que nem tudo o que os alunos querem vai ser providenciado, mas aquilo que é útil para a formação do aluno deve sempre ser buscado, e os alunos têm boas ideias para melhorar a escola. A escola deve mostrar respeito ao aluno, e o aluno à escola. Assim a educação será ideal para os alunos, para os pais e até mesmo para os professores.


[1] Estudante do 2º ano do Ensino Médio na escola Gustavo Nordlund.
[2] Estudante do 2º ano do Ensino Médio na escola Gustavo Nordlund.
[3] Estudante do 2º ano do Ensino Médio na escola Gustavo Nordlund.






ANEXOS

Tabela I: Relação de formação, profissão e idade dos entrevistados.
Formação
Profissão
Idade
Engenharia Civil
Engenheiro civil
26
Não especificado
Não especificado
28
Letras, Português, Literatura
Professor
31
Não especificado
Bibliotecário
32
Serviço Social
Assistente social
33
Recursos Humanos
Auxiliar de departamento de pessoal
33
Não especificado
Metalúrgico
35
Não especificado
Professor
35
Teologia
Teólogo
38
Não especificado
Advogado
46
Educação especial e inclusão
Professor
48
Educação especial
Professor
48
Não especificado
Professor
48











Tabela II: Respostas das entrevistas
2
+
+
+
+
-
+
+
+
+
+
+
+
+
3
Ind.
Port.
Port.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
Ind.
4

Torneios

Gincana

Elogios

Ind.

Prof.

Prof.
Namora-
dos
Desfile cívico

Trotes

Prof.
Devocio-
nais
Formatura
Campeo-
nato
5
Ciênc.
Port.
Fís.
Quím.
Mat.

Port.

Port.
Mat.
Hist.
Port.
Soc.
Ing.
Relig.
Hist.
Geog.
Port.
Artes
Port.
Mat.
Ciênc.
Mat.
Fís.
Port.

Esp.

Relig.
Port.
Mat.
Relig.

Port.
6
Mat.
Port.
Ingl.
Port.
Port.
Port.
Port.
Ciênc.
Todas
Port.
Hist.
Mat.
Fís.
Esp.
Hist.
Ind.
Todas
7

Tudo
Porto seguro

Alicerce

Base

Base

Base

Base
Projeto
De
Deus
Bem
Mais
Precioso

Base

Lar

Alicerce

Ind.
8
+
-
+
-
+
+
+
+
+
+
+
+
+
9


Ind.

Pequeno
Príncipe


Ind.

Ana
Terra

Pequeno
Príncipe

Pequeno
Príncipe


A Ilha


Ind.


Ind.

Feliz
Ano
Velho
História
 do
Antigo
Testa-
mento
Quem
Roubou meu
Queijo


Ind.
10

Aproveite

Aprovei-
te

Saiba
Entender
A vida


Estudem
Ouçam
Seus
Pais
Mante-
nham-se
firmes

Nunca deixem
de
aprender
Bus-
quem
conhe-
cimen-
to


Ind.
Co-
nhe-
çam
a
Deus


Estudem


Estudem


Estudem
11
Dedicação
Segurança
Seguran-ça
Educa-
ção

Ind.
Qualida-
de de
ensino
Qualida-
de de
ensino
Forma-
ção reli-
giosa
Qualida-
de de
ensino
Bons
profes-
sores
Profes-
sores
Qualifi-
cados
Opor-
tuni-
dades
Educação
de quali-
dade
Professo-
res capaci-
tados
Boa qualidade de ensino

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