sexta-feira, 21 de março de 2014

Leitura para análise de diálogo

EDUCAÇÃO
Ensino médio politécnico e avaliação emancipatória estiveram em debate na ALRS
Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias - 12:24-12/11/2013 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Karine Viana

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu audiência pública sobre a implantação compulsória do ensino médio politécnico e a avaliação emancipatória, bem como suas repercussões na qualidade de ensino da rede pública estadual. O debate, proposto pelos deputados Maria Helena Sartori e Gilberto Capoani (PMDB), foi realizado na manhã dessa terça-feira (12) no Teatro Dante Barone. A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) conduziu os trabalhos.
Maria Helena justificou a audiência pelo fato de ter recebido diversas manifestações, de diferentes cidades, questionando das reformulações. A deputada quer saber o que está efetivamente acontecendo no ensino médio gaúcho. Ela está preocupada com a carga horária para seminários, que no terceiro ano chega a 75% do total. “Temos relatos que esse tempo virou hora livre.”
A vice-presidente da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), Letícia Moreira, informou que a entidade tirou uma resolução sobre o ensino médio politécnico. Ela relata que essa é uma demanda antiga dos estudantes “que atenda os anseios da juventude” e que acredita que a implantação do processo possa significar um avanço na educação. Informou que a entidade defende o aperfeiçoamento dos professores, a ampliação da infraestrutura e é contra a aprovação automática. A representante da Uges revelou ainda que os estudantes ainda têm muitas dúvidas quanto ao novo sistema de avaliação por conceitos.
A presidente da Federação das Associações de Círculos de Pais e Mestres, Berenice Cabreira da Costa, denunciou que a maioria das escolas estão carentes tanto de infraestrutura, quanto de formação para os professores. Ela criticou ainda a pressa com que foi aplicado o politécnico. “Professores não estavam preparados e os pais não conheciam o programa.” Berenice cobrou uma avaliação da implementação da reformulação curricular.
O representante do Conselho Estadual de Educação, Augusto Deon, disse que o órgão está cumprindo sua função fiscalizadora e defendeu o diálogo permanente. “O debate não está esgotado no Conselho.”
Cpers defende igualdade de condições
A presidente do Cpers/Sindicato, Rejane Oliveira, se posicionou de forma contrária a reformulação. Ela acredita que o que está sendo implantado no estado não é o ensino politécnico. Para a presidente, o politécnico deve garantir que os alunos da classe trabalhadora se desenvolvam em todas as dimensões e que tenham as mesmas condições dos estudantes das escolas privadas.
Para Rejane, o governo não fez um debate com a comunidade escolar e afirmou que a escola pública está a serviço do mercado e das necessidades do empresariado gaúcho. “Nossos estudantes esão perdendo a oportunidade de escolher uma profissão e chegar na universidade”
O Cpers defende ainda a aplicação de 35% da receita líquida do estado em educação. A presidente criticou ainda um projeto que tramita na Assembleia que instalaria a meritocracia no estado.
Estado quer um aluno ativo
A secretária-adjunta estadual da Educação, Maria Eulália Nascimento, acredita que o aluno não é um depósito de conteúdo. Para ela, o aluno ativo constrói pesquisa em "conhecimentos necessários e culturalmente relevantes". Isso justificaria o novo método de avaliação. “Não é possível continuar com a avaliação meriocrática; por isso a avaliação emancipatória, que avalia o aluno em relação a ele mesmo.”
Eulália afirmou que o seminário integrado não é um espaço livre, nem uma disciplina. E ressaltou que a carga horária foi ampliada para três mil horas por ano. “Os alunos não são mais os mesmos. O mundo mudou.” Eulália revelou ainda que esse processo de construção de um novo currículo está em curso em todos os estados brasileiros.
Manifestaram-se também alunos e professores de diferentes escolas do estado.

In: http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/Default.aspx?IdMateria=288923

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