Textos, pretextos em diversos contextos
Escrever é um exercício exaustivo e que requer muito trabalho, reescrituras sucessivas, a fim de construir um texto significativo e relevante. Não basta saber o assunto que se quer abordar, é necessário ter em mente o que se quer alcançar com esse texto e como chegar com essa mensagem até meu possível leitor.
Questionar-se se os tópicos abordados são de conhecimento desse leitor fictício ajuda e muito na construção dos significados que poderão ser atribuídos a esse texto. Lembre-se: cada indivíduo carrega consigo experiências que são reativadas na leitura para a reconstrução dos sentidos, entretanto tais não são singulares a todos os indivíduos, fazendo-se necessário uma abordagem mais minuciosa a fim de que lacunas não impossibilitem nosso leitor de compreender o que se quer alcançar e onde se pretende chegar.
Se o texto não cumprir seu papel social, além de cultural, deixará de ser relevante e desconstituir-se-á como instrumento de reflexão.
Colocar as palavras ordenadas uma ao lado da outra nunca será uma construção de texto, mas avaliar o que elas simbolizam no contexto histórico e social em que estão inseridas cria possibilidades variadas de significações.
Prof. Esp. Jeziel Roque
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar deste espaço...